Estudantes e educadores do mundo todo têm sonhado com uma escola diferente por muitos anos:

Há muito tempo sabemos que apenas decorando fórmulas, equações e datas não respondemos a nenhuma dessas questões, mas o como fazer diferente sempre dificultou a transformação real das ações pedagógicas. Não à toa, inovação em Educação quase nunca passa por mudanças verdadeiras no modo de agir e pensar as práticas na escola.

É por tudo isso que a Lumiar vem desde 2002, quando a primeira escola foi criada em São Paulo, mudando profundamente preceitos antes tidos como imprescindíveis em uma escola, como os padrões professor(a) e aluno(a), notas, classes definidas por faixas etárias, currículo e aulas organizados por disciplinas, entre outros.

A Metodologia Lumiar apresenta um novo paradigma educacional estruturado em seis pilares: Aprendizagem Ativa, Avaliação Integrada, Currículo em Mosaico, Gestão Participativa, Multietariedade e Tutores e Mestres.

Esses elementos fundamentais compõem-se não apenas como mudanças e inovações marginais da experiência educacional formal dos estudantes: em conjunto, constituem uma transformação total e radical da forma de se entender e de se estar na escola.

Assim, a Metodologia Lumiar foi premiada como uma das 12 propostas pedagógicas mais inovadoras do mundo pela Stanford University, Microsoft e Unesco. É uma abordagem pedagógica consolidada internacionalmente, que pretende transformar o mundo através da educação. Agora!