Ensino Médio
A Escola Lumiar Poços de Caldas também oferece uma proposta educacional diferenciada do Ensino Médio para os adolescentes que estão na faixa dos 15 aos 17 anos. Esta, que é a etapa final da Educação Básica, com duração de três anos, é ofertada cumprindo o mínimo de 200 dias letivos e 1000 horas anuais, de acordo com a legislação vigente.
Em nossa escola, os estudantes são agrupados em ciclos multietários de acordo com a idade, e cada ciclo possui expectativas de aprendizagem bem determinadas:
Ensino Médio 1
- Adolescentes de 15 e 16 anos
- Corresponde aos 1º e 2º anos
- Consolidação da autonomia estudantil
Ensino Médio 2
- Adolescentes de 17 anos
- Corresponde ao 3º ano
- Conclusão da educação básica
No ciclo EM1 são estimuladas atitudes que visam a consolidação da autonomia estudantil por meio de uma ampla participação na tomada de decisões acerca da organização da rotina, levando em conta preferências individuais e coletivas e estimulando diferentes arranjos e experimentações. Estimula-se, também, o autoconhecimento e o desenvolvimento cada vez maior das capacidades de cada estudante, de modo que se sintam instigados a aprofundar habilidades e saberes, buscar novas fontes de informação, explorar diferentes áreas de atuação e experimentar diversas possibilidades por meio de estágios, investigações e intervenções no meio.
Já o ciclo EM2 é caracterizado pela intensificação de projetos e itinerários que visam a conclusão da educação básica, bem como insiste na consolidação do que vem sendo trabalhado e estimulado no EM1. Ao longo do ano, o estudante precisará concluir um significativo processo de decisão a respeito da próxima fase que se iniciará em sua vida, após o término da educação básica.
ENEM, Vestibulares e Projeto de Vida
O ENEM e os vestibulares, para aqueles que optarem por seguir este caminho, são pontos importantes a serem levados em conta e, para isso, além de práticas específicas para a resolução desse tipo de prova, é necessário que o estudante seja estimulado a buscar referências e cursos existentes nas áreas de sua preferência para realizar uma escolha alinhada com suas expectativas e anseios.
Outras opções de percurso também serão valorizadas e o tutor deverá apoiar o estudante na busca de informações importantes para que possa dar continuidade ao seu Projeto de Vida, que está relacionado com a capacidade de estudantes refletirem sobre desejos e objetivos não apenas para o futuro, mas também para o agora, incluindo planejar o que farão a cada ano, aprender a se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las.
Currículo do Ensino Médio
No currículo do Ensino Médio, observadas as exigências estabelecidas na legislação vigente e no Modelo Lumiar, é considerado:
1. A formação integral de estudantes, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físico, cognitivo e socioemocional.
2. O desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e conhecimentos que permitam prosseguimento de estudos no Ensino Superior e/ou acesso ao mundo do trabalho com capacidade de resolução e enfrentamento de situações problema
3. A articulação dos conteúdos, das metodologias e as formas de avaliação processual e formativa, registradas por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, produtos finais de projetos, debates, produção de evidências etc. de tal forma que, ao final do Ensino Médio, estudantes estejam aptos a articular os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas com seu Projeto de Vida.
A matriz curricular da Formação Básica articula as áreas e competências relacionadas a seguir, em consonância com as diretrizes gerais da BNCC:
Linguagens e suas Tecnologias: o foco desta área está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias. Os componentes que fazem parte dessa área são Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.
Matemática e suas Tecnologias: nesta área, os estudantes têm como objetivo utilizar conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: esta área, que abrange os componentes Biologia, Física e Química, propõe que os estudantes construam e utilizem conhecimentos específicos para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: esta área contempla os componentes História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ela amplia essa base conceitual, mantendo referência às principais categorias da área, e concentra-se na análise e na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.
Modalidades Educativas
Para suportar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, como também o aprendizado dos conteúdos, nossa escola utiliza as seguintes modalidades educativas:
Projetos
O trabalho com Projetos parte de uma situação investigativa, de um problema ou questão que os estudantes devam resolver com autonomia e apoio dos educadores. Desta maneira, pressupõe-se que, ao criar suas hipóteses e estratégias, os estudantes encontrem sentido para o que estudam e construam seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolvam competências essenciais como o espírito crítico e de trabalho em equipe.
Oficinas
A Oficina é uma modalidade do Modelo Lumiar que tem como fio condutor de seus encontros o desenvolvimento de uma competência (e respectivamente, um conjunto de habilidades) pertinente aos interesses e necessidades dos estudantes. Junto às outras modalidades, é capaz de promover uma aprendizagem significativa a todos que participam e se desenvolvem a partir da efetivação dessa prática.
Módulos
Os Módulos são focados no desenvolvimento de conteúdos pertinentes ao grupo. Diferentemente da Oficina, dedica-se um período de tempo para se debruçar sobre determinada temática. A pertinência pode ser dada pela necessidade de aprender algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades e/ou aprendizagem de conteúdos que precisam de requisitos prévios, e pelo benefício de aprender conteúdos de maneira mais linear e sistemática.
Pesquisa Individual
A Pesquisa ou o Projeto Individual é uma modalidade educativa permanente na Escola Lumiar. Sua peculiaridade é propiciar momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva – como acontece nos Módulo, Oficinas e nos Projetos. Assim, a criança pode desenvolver um projeto pessoal de acordo com o seu interesse individual.
Laboratórios
Laboratórios são atividades que envolvem observação, experimentação e produção em uma área de estudo e/ou o desenvolvimento de práticas de um determinado campo (línguas, jornalismo, comunicação e mídia, humanidades, ciências da natureza, matemática etc.)
Clubes
Os Clubes são agrupamentos de estudantes livremente associados que partilham de gostos e opiniões comuns (leitura, conservação ambiental, desportivo, cineclube, fã-clube, fandom etc.)
Observatórios
Observatórios são grupos de estudantes que se propõem, com base em uma problemática definida, a acompanhar, analisar e fiscalizar a evolução de fenômenos, o desenvolvimento de políticas públicas etc. (imprensa, juventude, democracia, saúde da comunidade, participação da comunidade nos processos decisórios, condições ambientais etc.)
Incubadoras
As Incubadoras estimulam e oferecem condições ideais para o desenvolvimento de determinado produto, técnica ou tecnologia (plataformas digitais, canais de comunicação, páginas eletrônicas/sites, projetos de intervenção, projetos culturais, protótipos etc.)
Núcleos de Estudos
Os Núcleos de Estudos desenvolvem estudos e pesquisas, promovem fóruns de debates sobre um determinado tema de interesse e disseminam conhecimentos por meio de eventos – seminários, palestras, encontros, colóquios –, publicações, campanhas etc. (juventudes, diversidades, sexualidade, mulher, juventude e trabalho etc.)
Núcleos de Criação Artísticas
Os Núcleos de criação artísticas desenvolvem processos criativos e colaborativos, com base nos interesses de pesquisa dos jovens e na investigação das corporalidades, espacialidades, musicalidades, textualidades literárias e teatralidades presentes em suas vidas e nas manifestações culturais das suas comunidades.
Atividades Permanentes
Além dos Projetos, Oficinas, Módulos e Pesquisa Individual, a rotina escolar ainda conta com atividades permanentes que ajudam a compor a régua de horários dos estudantes.
Roda
É a assembleia escolar na Metodologia Lumiar, e onde todos os agentes do cotidiano da escola têm lugar, voz e voto. Nela, discutem-se os informes acerca do dia a dia e as pautas que podem ser sugeridas e inscritas por todos que necessitarem ou assim desejarem.
Comissões
As comissões surgem para tratar, em outros momentos da rotina, da discussão e encaminhamentos de temas específicos levantados na Roda. “Comissão de Aniversários” e “Comissão de Manutenção” são exemplos de comissões.
Leitura de Mundo
A leitura de mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e demais produtos midiáticos. Nesta atividade os estudantes são estimulados a questionar essas informações para compreender o mundo a sua volta.
Ainda tem dúvidas?
Acesse a página de Perguntas e Respostas e saiba mais sobre como formamos cidadãos para o futuro em nossa escola!