Ensino Fundamental

A Escola Lumiar Poços de Caldas oferece uma proposta educacional diferenciada do Ensino Fundamental para as crianças de 6 a 14 anos. Em nossa escola, os estudantes são agrupados em ciclos multietários de acordo com a idade e cada ciclo possui expectativas de aprendizagem bem determinadas:

Fundamental 1

Fundamental 2

Fundamental 3

Matriz de Habilidades, Competências e Conteúdos

Na Escola Lumiar, cada estudante possui um currículo em mosaico composto de habilidades e competências organizadas nos seguintes eixos de desenvolvimento:

mosaico de aprendizado do aluno

1. Eixo Motor-Sensorial: relacionado a movimentos e manipulação de objetos

2. Eixo Sócio-Emocional: relacionado com habilidade sociais, interpessoais e culturais

3. Eixo Lógico-Formal: relacionados a operações lógicas, sintáticas e matemáticas

4. Eixo Instrumental: relacionado com as operações de instrumentos digitais e analógicos

5. Eixo Epistemológico: relacionado com habilidades cognitivas

Relacionada aos eixos de desenvolvimento, existe uma Matriz de Conteúdos para o Ensino Fundamental que cobre muitas áreas de conhecimento, desde as áreas tradicionais (como matemática, ciências e inglês), até outras que são altamente relevantes no século XXI (como robótica, arte cinematográfica e programação):

Modalidades Educativas

Para suportar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, como também o aprendizado dos conteúdos, nossa escola utiliza as seguintes modalidades educativas:

Projetos

O trabalho com Projetos parte de uma situação investigativa, de um problema ou questão que os estudantes devam resolver com autonomia e apoio dos educadores. Desta maneira, pressupõe-se que, ao criar suas hipóteses e estratégias, os estudantes encontrem sentido para o que estudam e construam seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolvam competências essenciais como o espírito crítico e de trabalho em equipe.

Oficinas

A Oficina é uma modalidade do Modelo Lumiar que tem como fio condutor de seus encontros o desenvolvimento de uma competência (e respectivamente, um conjunto de habilidades) pertinente aos interesses e necessidades dos estudantes. Junto às outras modalidades, é capaz de promover uma aprendizagem significativa a todos que participam e se desenvolvem a partir da efetivação dessa prática.

Módulos

Os Módulos são focados no desenvolvimento de conteúdos pertinentes ao grupo. Diferentemente da Oficina, dedica-se um período de tempo para se debruçar sobre determinada temática. A pertinência pode ser dada pela necessidade de aprender algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades e/ou aprendizagem de conteúdos que precisam de requisitos prévios, e pelo benefício de aprender conteúdos de maneira mais linear e sistemática.

Pesquisa Individual

A Pesquisa ou o Projeto Individual é uma modalidade educativa permanente na Escola Lumiar. Sua peculiaridade é propiciar momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva – como acontece nos Módulo, Oficinas e nos Projetos. Assim, a criança pode desenvolver um projeto pessoal de acordo com o seu interesse individual.

Atividades Permanentes

Além dos Projetos, Oficinas, Módulos e Pesquisa Individual, a rotina escolar ainda conta com atividades permanentes que ajudam a compor a régua de horários dos estudantes.

Roda

É a assembleia escolar na Metodologia Lumiar, e onde todos os agentes do cotidiano da escola têm lugar, voz e voto. Nela, discutem-se os informes acerca do dia a dia e as pautas que podem ser sugeridas e inscritas por todos que necessitarem ou assim desejarem.

Comissões

As comissões surgem para tratar, em outros momentos da rotina, da discussão e encaminhamentos de temas específicos levantados na Roda. “Comissão de Aniversários” e “Comissão de Manutenção” são exemplos de comissões.

Leitura de Mundo

A leitura de mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e demais produtos midiáticos. Nesta atividade os estudantes são estimulados a questionar essas informações para compreender o mundo a sua volta.

Ainda tem dúvidas?

Acesse a página de Perguntas e Respostas e saiba mais sobre como formamos cidadãos para o futuro em nossa escola!