Educação Infantil

Desenvolvendo a autonomia desde a infância

Nosso olhar para a infância

A Educação Infantil na Escola Lumiar valoriza, desde o início, a construção da autonomia de base e da relação intrapessoal, com o objetivo de ajudar a criança a perceber o próprio corpo, seus limites e potencialidades.

A construção das relações interpessoais também é oportunizada a partir da interação, expressão, exploração e investigação do mundo em diferentes linguagens e contextos. 

Nesta etapa da trajetória escolar, o brincar é estruturado e orientado por intencionalidade pedagógica, oferecendo liberdade de criação e experimentação em espaços e momentos variados.

Ciclos educacionais oferecidos

Infantil 3

Educação Infantil na Lumiar

Nos primeiros anos da vida escolar a criança percorre a fase mais importante do desenvolvimento socio-emocional e cognitivo. São as habilidades aprendidas nesse período que garantirão uma melhor adaptação e aprendizado no mundo durante toda a vida.

Do momento da adaptação – feito sob medida para cada criança e cada família – às oportunidades de explorar os próprios limites, na Educação Infantil da Lumiar cada criança é instigada a observar, brincar, investigar, pensar e interagir no mundo e sobre o mundo. Todos os dias.

Nossas atividades são conduzidas com muito cuidado e carinho por uma dupla de educadoras: Tutora e Mestre. A pessoa que atua como Tutora é a pedagoga responsável pelo desenvolvimento da criança. A partir dos interesses da turma, ela convida um Mestre – que é uma professora ou profissional apaixonado por um tema – para desenvolver projetos e oficina com os estudantes.

Aprendizagem Ativa
A Metodologia Lumiar estimula os estudantes a explorar e aprender a partir de investigações e projetos transdisciplinares.​​
Habilidade sócio-emocionais
Nosso currículo considera as necessidades de cada criança, com foco no desenvolvimento da autonomia e de colaboração.​
Programa Bilíngue
A inserção do inglês se dá a partir de contextos reais, de forma natural e divertida, alinhada aos nossos pilares metodológicos.​​
Ambiente Escolar
Área externa gramada e turmas pequenas convidam as crianças a desenvolverem habilidades sociais, cognitivas e motoras.​
Previous slide
Next slide

Mosaico Digital

Concebida com objetivo de organizar e documentar a vivência da nossa metodologia, a plataforma Mosaico Digital possibilita um acompanhamento personalizado da aprendizagem de cada estudante.

A partir de uma visualização em disco, é possível ver o desenvolvimento do estudante.
As expectativas de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e o trabalho de conteúdos são atualizados no gráfico em tempo real.

As famílias também têm acesso à rotina e às práticas desenvolvidas por seus filhos durante todo o período escolar atual, visualizando também relatos produzidos por Tutores e Mestres, evidências de aprendizagem e avaliações do estudante.

Atividades Escolares

Para suportar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, como também o aprendizado dos conteúdos, utilizamos modalidades educativas e atividades permanentes para compor a rotina escolar e a régua de horários. Veja um exemplo de como são organizadas as atividades escolares na Educação Infantil:

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira

Projetos

Na Metodologia Lumiar, os Projetos acontecem em períodos de um trimestre. É por meio deles que os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas e o olhar para o desenvolvimento de habilidades se misturam e são explorados, uma vez que a natureza desse trabalho é inter e transdisciplinar. Dessa maneira, as matérias não mudam seus objetos de estudo, mas se relacionam e dialogam, e nos lembram que a realidade que vivemos fora da escola não é dividida por disciplinas.

Oficinas

A Oficina é uma modalidade organizativa flexível da Metodologia Lumiar, que compreende uma sequência de encontros para trabalhar algum assunto ou habilidade de interesse ou necessidade de estudantes. Sua multifuncionalidade faz com que esses encontros possam ter um teor prático (como uma oficina de artes ou de música) e atividades versáteis que não necessariamente dependem umas das outras (como uma oficina de programação, teatro ou capoeira).

Módulos

Os Módulos são focados no desenvolvimento de conteúdos pertinentes ao grupo. Diferentemente da Oficina, dedica-se um período de tempo para se debruçar sobre determinada temática. A pertinência pode ser dada pela necessidade de aprender algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades e/ou aprendizagem de conteúdos que precisam de requisitos prévios, e pelo benefício de aprender conteúdos de maneira mais linear e sistemática.​

Pesquisa Individual

A Pesquisa ou o Projeto Individual é uma modalidade educativa permanente na Escola Lumiar. Sua peculiaridade é propiciar momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva – como acontece nos Módulo, Oficinas e nos Projetos. Assim, a criança pode desenvolver um projeto pessoal de acordo com o seu interesse individual.​

Roda

É a assembléia escolar na Metodologia Lumiar, onde todas as pessoas da escola tem lugar, voz e voto. Nela, são estabelecidos acordos de convivência e discutidas informações acerca do dia a dia da escola, sempre com as pautas sendo sugeridas por todos.

Comissões

As comissões surgem para tratar, em outros momentos da rotina, da discussão e encaminhamentos de temas específicos levantados na Roda. “Comissão de Aniversários” e “Comissão de Eventos” são exemplos de comissões.

Leitura de Mundo

A leitura de mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e demais produtos midiáticos. Nesta atividade os estudantes são estimulados a questionar essas informações para compreender o mundo a sua volta.​

Ainda tem dúvidas?

Acesse a página de Perguntas & Respostas e saiba mais sobre como desenvolvemos a autonomia desde a infância em nossa escola!