Ensino Médio
Formando cidadãos para a vida
Protagonista da sua própria jornada
A proposta do Ensino Médio da Lumiar vai além da preparação para o vestibular. Buscamos formar cidadãos preparados para a vida. Os estudantes são desafiados a explorar e desenvolver suas potencialidades, traçando caminhos alinhados com seus interesses e aspirações.
Por meio de projetos transdisciplinares e atividades práticas, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais para o futuro, como: Liderança, Comunicação, Autonomia, Inteligência emocional, Criatividade, Resolução de problemas e Trabalho em equipe.
Aqui, cada estudante é incentivado a descobrir e perseguir o caminho que mais ressoa com sua visão de mundo e seus desejos para o futuro.
Médio 1
- 1º e 2º anos
- Jovens de 15 a 16 anos
Médio 2
- 3º ano
- Jovens de 17 anos
Nossa missão é capacitar os estudantes a serem protagonistas de suas próprias jornadas, desenvolvendo projetos de vida que reflitam seus objetivos e sonhos. Com o apoio atento de nossos educadores – Tutor e Mestres, eles são incentivados a explorar referências e a buscar oportunidades que ampliem suas perspectivas e possibilidades.
Quer o objetivo seja passar no vestibular, fundar uma startup, estudar no exterior, escrever um livro, criar conteúdo digital, seguir uma carreira técnica, formar uma banda ou produzir uma série, oferecemos as ferramentas necessárias para que cada estudante possa desenvolver plenamente competências para preparar-se para os desafios da vida real.
Em nossa visão, não há um único caminho para o sucesso: ele é definido pelo próprio estudante. Para que o aprendizado seja significativo e com propósito, é essencial levar em consideração os interesses dos jovens, apoiando suas ambições e fornecendo o suporte necessário para que possam concretizá-las.
Mosaico Digital
Concebida com objetivo de organizar e documentar a vivência da nossa metodologia, a plataforma Mosaico Digital possibilita um acompanhamento personalizado da aprendizagem de cada estudante.
A partir de uma visualização em disco, é possível ver o desenvolvimento do estudante.
As expectativas de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e o trabalho de conteúdos são atualizados no gráfico em tempo real.
As famílias também têm acesso à rotina e às práticas desenvolvidas por seus filhos durante todo o período escolar atual, visualizando também relatos produzidos por Tutores e Mestres, evidências de aprendizagem e avaliações do estudante.
Atividades Escolares
Para suportar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, como também o aprendizado dos conteúdos, utilizamos modalidades educativas e atividades permanentes para compor a rotina escolar e a régua de horários. Veja um exemplo de como são organizadas as atividades escolares no Ensino Médio:
- Projeto
- Projeto
- Intervalo
- Projeto
- Leitura de Mundo
- Projeto
- Projeto
- Intervalo
- Módulo
- Projeto
- Projeto
- Projeto
- Intervalo
- Comissões
- Roda
- Projeto
- Projeto
- Intervalo
- Módulo
- Oficina
- Oficina
- Oficina
- Intervalo
- Pesquisa Individual
- Roda do Grupo
Projetos
Na Metodologia Lumiar, os Projetos acontecem em períodos de um trimestre. É por meio deles que os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas e o olhar para o desenvolvimento de habilidades se misturam e são explorados, uma vez que a natureza desse trabalho é inter e transdisciplinar. Dessa maneira, as matérias não mudam seus objetos de estudo, mas se relacionam e dialogam, e nos lembram que a realidade que vivemos fora da escola não é dividida por disciplinas.
Oficinas
A Oficina é uma modalidade organizativa flexível da Metodologia Lumiar, que compreende uma sequência de encontros para trabalhar algum assunto ou habilidade de interesse ou necessidade de estudantes. Sua multifuncionalidade faz com que esses encontros possam ter um teor prático (como uma oficina de artes ou de música) e atividades versáteis que não necessariamente dependem umas das outras (como uma oficina de programação, teatro ou capoeira).
Módulos
Os Módulos são focados no desenvolvimento de conteúdos pertinentes ao grupo. Diferentemente da Oficina, dedica-se um período de tempo para se debruçar sobre determinada temática. A pertinência pode ser dada pela necessidade de aprender algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades e/ou aprendizagem de conteúdos que precisam de requisitos prévios, e pelo benefício de aprender conteúdos de maneira mais linear e sistemática.
Pesquisa Individual
A Pesquisa ou o Projeto Individual é uma modalidade educativa permanente na Escola Lumiar. Sua peculiaridade é propiciar momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva – como acontece nos Módulo, Oficinas e nos Projetos. Assim, a criança pode desenvolver um projeto pessoal de acordo com o seu interesse individual.
Roda
É a assembléia escolar na Metodologia Lumiar, onde todas as pessoas da escola tem lugar, voz e voto. Nela, são estabelecidos acordos de convivência e discutidas informações acerca do dia a dia da escola, sempre com as pautas sendo sugeridas por todos.
Comissões
As comissões surgem para tratar, em outros momentos da rotina, da discussão e encaminhamentos de temas específicos levantados na Roda. “Comissão de Aniversários” e “Comissão de Eventos” são exemplos de comissões.
Leitura de Mundo
A leitura de mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e demais produtos midiáticos. Nesta atividade os estudantes são estimulados a questionar essas informações para compreender o mundo a sua volta.
Ainda tem dúvidas?
Acesse a página de Perguntas & Respostas e saiba mais sobre como formamos cidadãos para a vida em nossa escola!