Metodologia Lumiar
Uma abordagem inovadora de ensino e aprendizagem
Uma proposta pedagógica inovadora
A Metodologia Lumiar nasceu em 2003 e vem se desenvolvendo desde então como uma experiência disruptiva em Educação. Com essa nova forma de pensar e viver a aprendizagem, a nossa metodologia foi premiada como uma das 12 propostas pedagógicas mais inovadoras do mundo pela Stanford University, Microsoft e UNESCO.
A Metodologia Lumiar já está presente em diversas cidades do Brasil, com experiências em escolas públicas e particulares em São Paulo (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Campinas (SP), Criciúma (SC), e no mundo, como em Stowford (Inglaterra), Lagos (Nigéria) e Budapeste (Hungria), todas acompanhadas pela Lumiar Educação, que trabalha na formação e orientação dessas escolas e conecta essas comunidades globalmente.
Nossa metodologia é original no sentido de que propõe e pratica, de maneira inédita, o conceito de aprendizado com base em projetos, como instrumento de interrelação de estudantes. Ela leva em conta os interesses e necessidades de aprendizagem de cada jovem ou criança, estimulando a curiosidade, a responsabilidade, a autonomia e a paixão por aprender.
A Metodologia Lumiar apresenta um novo paradigma estruturado em seis pilares:
- Currículo em Mosaico
- Tutores e Mestres
- Multietariedade
- Aprendizagem Ativa
- Gestão Participativa
- Avaliação Integrada
1. Currículo em Mosaico
O Currículo em Mosaico é estruturado para que cada estudante seja protagonista em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo ao longo desse caminho uma extensa gama de habilidades, explorando conteúdos por meio de desafios e enfoques personalizados. Entendemos o currículo como um conjunto de práticas, ações, relacionamentos, atitudes e valores que compõem o nosso cerne metodológico.
Chamamos de currículo em mosaico porque articulamos todas essas peças de maneira não linear e compostas por jornadas únicas de aprendizagem – a partir dos interesses e das necessidades individuais e coletivas.
O currículo em mosaico está fundamentado em duas matrizes curriculares, uma de Competências e Habilidades e outra de Conteúdos, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diversas áreas do conhecimento.
Para organizarmos a vivência desse currículo por cada estudante, contamos com uma plataforma digital que possibilita o registro de todo percurso pedagógico, do planejamento às avaliações integradas, chamada Mosaico Digital.
2. Tutores e Mestres
Os educadores responsáveis pelo trabalho direto com os estudantes na Lumiar são chamados Tutores e Mestres, que formam parcerias de trabalho, tendo cada um diferentes papéis. Ao longo do ano, colocam em prática o Currículo em Mosaico e a Metodologia Lumiar numa rica interação que contempla as diversas facetas dos processos de desenvolvimento físico, social, emocional, moral e intelectual.
Os Tutores são profissionais licenciados em Educação. Cada ciclo tem um tutor responsável que acompanha os estudantes em todas as atividades do horário escolar, investindo na formação de sua identidade, orientando a criação e escolha das propostas e a organização de sua convivência para que o aprendizado formal necessário seja contemplado num ambiente de gestão participativa.
Os Mestres são professores ou profissionais contratados para desenvolverem projetos, módulos e oficinas com os estudantes durante um período, a partir do domínio, paixão ou interesse que detêm sobre certa área de conhecimento ou de ofício.
3. Multietariedade
Na Lumiar, Multietariedade significa trabalhar com estudantes de idades distintas em um mesmo grupo, no processo escolar regular de aprendizagem.
A opção por se trabalhar com grupos multietários está relacionada às possibilidades de aprendizagem e de socialização que um ambiente etário diverso promove no processo de desenvolvimento dos indivíduos.
Por isso, da Educação Infantil ao Ensino Médio, os estudantes são agrupados em ciclos multietários de acordo com a proximidade de idades. Os estudantes permanecem formalmente em suas séries/anos equivalentes à sua idade como na organização da escola tradicional, mas frequentando seu ciclo Lumiar. Ao final de cada ano (calendário), os ciclos são dinamizados pela entrada de novos integrantes que concluem um ciclo e passam a frequentar o ciclo seguinte.
Com a multietariedade geramos um ambiente mais integrado, colaborativo, inclusivo e empático – reduzindo as chances de conflitos e bullying, já que a diversidade fica oficializada como premissa nas relações.
4. Aprendizagem Ativa
O cotidiano da Lumiar se estrutura em grandes blocos de aprendizagem ativa denominados modalidades organizativas, que são distribuídas na rotina escolar dentro de períodos trimestrais. Essas modalidades são: projeto, oficina, módulo, pesquisa individual e leitura de mundo.
A partir dos Projetos, os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas e o desenvolvimento de habilidades são explorados conjuntamente, uma vez que a natureza desse trabalho é inter e transdisciplinar.
As Oficinas são encontros para trabalhar algum assunto ou habilidade de interesse ou necessidade de estudantes (por exemplo, oficina de artes, de música, de programação, de teatro ou capoeira).
Os Módulos são focados na necessidade de aprender conteúdos específicos. É a modalidade organizativa que mais se aproxima de uma aula tradicional, onde os conteúdos são aprendidos de uma maneira mais linear e sistemática.
Já a Pesquisa Individual propicia momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva.
Por fim, a Leitura de Mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e outras mídias para apoiá-los na compreensão do mundo a sua volta.
5. Gestão Participativa
A Gestão Participativa garante que os valores democráticos estejam integrados nas diversas vivências do cotidiano escolar, promovendo uma formação cidadã e responsável. Esse princípio é fundamentado na crença de que a participação ativa é essencial não apenas dentro do ambiente escolar, mas também além de seus limites.
O objetivo é refletir, no espaço escolar, o funcionamento ideal de uma sociedade participativa e democrática, de modo que a formação de crianças e jovens contribua para sua atuação consciente e engajada na sociedade em que estão inseridos, tanto no presente quanto no futuro.
Na Lumiar, a Roda é a prática educacional que simboliza a assembleia escolar. Nesse espaço, todos os envolvidos no cotidiano escolar tem direito a voz e voto. Durante a Roda, são discutidos os informes sobre o dia a dia da escola e também pautas específicas que são sugeridas e inscritas por qualquer um dos participantes.
6. Avaliação Integrada
A Metodologia Lumiar adota uma abordagem não-linear do currículo, adaptando-o às necessidades e interesses dos estudantes. Esse modelo exige uma Avaliação Integrada mais profunda e significativa, que vá além da mera classificação e da absorção de conteúdos por meio de “provas” ou métodos tradicionais.
Para garantir que a avaliação seja um processo contínuo de acompanhamento, e não apenas uma verificação pontual da aprendizagem, são utilizados diferentes métodos, instrumentos e formas de registro, oferecendo uma visão ampla e detalhada do progresso dos estudantes.
Assim, diariamente, os estudantes realizam autoavaliações que alimentam o processo formativo e participam de momentos avaliativos específicos de cada modalidade – Projeto, Oficina, Módulo, Leitura de Mundo e Roda. Essas avaliações são realizadas em várias oportunidades ao longo do período letivo, utilizando diferentes linguagens e abordagens para enriquecer e diversificar o aprendizado.
Há mais de 20 anos a Metodologia Lumiar vem se desenvolvendo de forma dinâmica e ativa, mantendo o compromisso com estudantes em busca de uma escola disruptiva, com toda a complexidade implicada nessa condição.
Um olhar para o ensino a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, uma plataforma digital que permite o acompanhamento e registro de todos esses processos, um planejamento didático baseado nos interesses e necessidades de cada estudante e a gestão de um ambiente escolar fundada no respeito, valorização e reconhecimento das diferenças permitem que uma educação realmente transformadora seja possível!
Venha nos visitar!
Conheça pessoalmente a Escola Lumiar Poços de Caldas e nossa metodologia inovadora